A VERDADE SOBRE O KRATOM

As folhas da planta do kratom, normalmente secas e em pó, criam uma droga poderosa que ganhou popularidade como um substituto de opiáceos.

Alguns consideram o kratom tão perigoso como a heroína e metanfetamina. Mas o que é isso?

“Os alunos estavam a comprar em lojas de conveniência. Um jovem estava tão viciado, que teve de ir para a reabilitação. É comparável à heroína sintética”, relata um especialista da prevenção.

O Kratom é uma árvore tropical (Mitragyna speciosa) do sudeste asiático. As suas folhas amargas contêm opiáceos psicoativos e são consumidas por causa dos seus efeitos de alteração de humor, alívio da dor e como um afrodisíaco. As pessoas mastigam, fumam, fermentam ou adicionam esta droga à comida. Tem muitos nomes: herbal speedball, biak‑biak, ketum, kahuam, ithang ou thom. É vendido em lojas de saúde, tabacarias e on‑line como um pó verde, em cápsulas ou como um extrato ou goma.

Os efeitos colaterais graves incluem náuseas, prurido, sudorese, boca seca, constipação, aumento da urina e perda de apetite. O uso a longo prazo pode causar perda de peso, anorexia, insónias e escurecimento da pele. Alguns relataram ter experimentado a “psicosedo kratom”: alucinações, delusões e confusão grave.

O Kratom é viciante. Num estudo, 50% dos consumidores a longo prazo (seis meses ou mais) sofreram graves sintomas de abstinência, tais como hostilidade, agressão, alterações emocionais, dores musculares e dos ossos e movimento espasmódico, 80% dos que tentaram parar foram incapazes.

A Austrália, Mianmar, Malásia e Tailândia proibiram o kratom e muitos outros países regularam‑no fortemente. Nos EUA, é ilegal em seis estados, mas não regulamentada federalmente.


QUEREMOS realmente SABER DE SI

Nesta edição viu o poder dos instrutores de condução e funcionários de recursos das escolas a alcançarem a juventude com a educação sobre as drogas. Aqui está o que eles estão a dizer sobre o programa da Verdade sobre as Drogas.

MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DA EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA
“Eu uso sempre o vosso currículo do Mundo sem Drogas e é fantástico. De fato, estamos na nossa unidade de drogas na educação rodoviária. Eu usei a parte da ‘representação’ do álcool e foi provavelmente a coisa mais incrível que já fiz há muito tempo. Mais tarde, vou incorporar outras unidades nesta sessão. Um obrigado sincero e apreciativo!”

POLÍCIA DE SEGURANÇA ESCOLAR, ILLINOIS
“Como um instrutor de D.A.R.E. (Educação de Resistência às Drogas) gosto realmente da configuração do programa da Verdade sobre as Drogas. O plano de lição não é uma lição ‘só para miúdos’. Este ajuda os jovens a pensarem e ajuda a fazerem boas decisões.”

INSTRUTOR DE CONDUÇÃO, VERMONT
“Os alunos dizem‑me muitas vezes que os vídeos do Mundo sem Drogas foram produzidos de uma forma muito profissional e são um dos melhores vídeos que eu mostro. Quando ensino classes ao mesmo tempo, não me lembro qual foi o vídeo que mostrei da última vez. As crianças lembram‑se sempre! Eles estão a prestar atenção às minhas classes.”

FUNCIONÁRIO DOS RECURSOS ESCOLARES, FLORIDA
“O vosso Pacote Educativo de A Verdade sobre as Drogas tem sido extremamente útil em transmitir uma mensagem clara e realista sobre os perigos das drogas aos jovens da minha escola. Uma vez mais, obrigado por este programa extremamente valioso.”

INSTRUTOR DE CONDUÇÃO, NOVA HAMPSHIRE
“Os alunos relacionam-se com as situações da vida real que as pessoas experimentam. Este currículo é excelente!”

INSTRUTOR DE CONDUÇÃO, VIRGÍNIA
“A informação é muito boa e informativa. Na realidade, não é preciso reinventar. A informação é fornecida e tudo o que precisa de fazer é usá‑la. Um recurso excelente!”


FAÇA UM DONATIVO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educativos disponíveis gratuitamente para escolas, organizações da juventude e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.