3.8 Ler o folheto

Leitura: Por detrás do Écran de Fumo

POR DETRÁS DO ÉCRAN DE FUMO

O consumo de marijuana não é só prejudicial para o próprio consumidor de erva. Ele também pode tornar‑se um risco para a sociedade.

Uma pesquisa mostra claramente que a marijuana tem o potencial de causar problemas na vida quotidiana. Um estudo de 129 estudantes universitários encontrou, dentre aqueles que fumaram a droga pelo menos 27 a 30 dias antes da pesquisa, que as habilidades críticas relativas à atenção, memória e aprendizagem estavam seriamente diminuídas. Um estudo dos carteiros encontrou que os empregados que tiveram os testes positivos para marijuana tinham 55% mais acidentes, 85% mais ferimentos e um aumento de 75% nas ausências ao trabalho.

Na Austrália, um estudo descobriu que a intoxicação por canábis era responsável por 4,3% das fatalidades nas estradas.

É quase impossível crescer nos Estados Unidos, ou qualquer país, e não estar exposto às drogas. A pressão social para consumir drogas é elevada e a informação honesta sobre os perigos das drogas não está sempre disponível.

Muitas pessoas dir‑lhe‑ão que a marijuana não é perigosa. Considere quem lhe está a dizer isso. Estas são as mesmas pessoas que estão a tentar vender‑lhe a erva?

A marijuana pode afetar a memória de uma pessoa — e este impacto pode durar dias ou semanas após os efeitos imediatos da droga se desvanecerem. Num estudo, foi pedido a um grupo de consumidores de muita marijuana que recordassem palavras de uma lista. A sua capacidade para recordar corretamente as palavras não voltou ao normal até 4 semanas após pararem de fumar.39

Os estudantes que consomem marijuana têm os níveis mais baixos e é menos provável que cheguem à universidade do que os não fumadores. Eles simplesmente não têm as mesmas capacidades para recordar e organizar informação comparada com os que não consomem estas substâncias.

“O professor da escola que frequentei fumava três ou quatro charros por dia. Ele fez com que muitos dos alunos começassem a fumar, incluído eu. O fornecedor dele levou‑me a começar a consumir heroína, o que fiz sem resistir. Nessa altura, era como se a minha consciência já estivesse morta.”  — Veronique

O que os Traficantes lhe Dirão



Quando se entrevistaram adolescentes para se descobrir porque é que eles tinham começado a consumir drogas em primeiro lugar, 55% respondeu que foi devido à pressão dos seus amigos. Eles queriam ser fixes e populares. Os traficantes sabem disto.

Eles aproximar‑se como um amigo e oferecer‑lhe algo para “lhe ajudar” com “algo para o animar”. A droga irá “ajudá‑lo a enquadrar‑se” ou “a ser fixe”.

Os traficantes, motivados pelos lucros que fazem, dirão qualquer coisa para fazer com que compre as suas drogas. Eles irão dizer‑lhe que “a erva não levará a drogas mais pesadas”.

Eles não se importam se as drogas arruínam a sua vida desde que sejam pagos. Tudo quanto lhes interessa é o dinheiro. Antigos traficantes admitiram que viam os seus compradores como “peões num jogo de xadrez”.

Obtenha os factos sobre as drogas. Tome as suas decisões.