As drogas são essencialmente venenos. A quantidade consumida determina o efeito.
Uma quantidade pequena é um estimulante (torna–o mais ativo). Uma quantidade maior age como sedativo (torna–o mais lento). Uma quantidade ainda maior age como veneno e pode matar uma pessoa.
Isto é verdade para qualquer droga. Apenas varia a quantidade necessária para alcançar o efeito desejado.
Mas muitas drogas têm outro risco: elas afectam diretamente a mente. Elas podem distorcer a percepção do consumidor do que está a ocorrer ao seu redor. Como resultado, as ações da pessoa podem ser estranhas, irracionais, impróprias e até mesmo destrutivas.
As drogas bloqueiam todas as sensações, quer as desejáveis quer as indesejáveis. Assim, enquanto ajudam a curto prazo no alívio da dor, elas também destroem a capacidade, o nível de alerta e perturbam o raciocínio de uma pessoa.
Os medicamentos são drogas que têm a intenção de acelerar ou retardar ou mudar algo sobre a maneira como o seu corpo funciona, de forma a que ele funcione melhor. Às vezes, eles são necessários. Mas continuam a ser drogas: atuam como estimulantes ou sedativos, e em excesso podem matá–lo. Assim, se você não toma os medicamentos como se supõem que devem ser tomados, eles podem ser tão perigosos quanto as drogas ilícitas.