O cristal devastador é comummente fabricado em laboratórios ilícitos escondidos que usam várias formas de anfetaminas (outra droga estimulante) ou derivados, misturados com outros químicos para aumentar a sua potência. Os comprimidos comuns tais como remédios para as constipações são frequentemente usados como a base para a produção da droga. O “cozinheiro” de metanfetamina extrai ingredientes desses comprimidos e para aumentar a sua potência combina a substância com químicos tais como ácido de bateria, produto de limpeza de esgotos, óleo de lanterna e descongelador.
Estes produtos químicos perigosos são potencialmente explosivos. E devido aos cozinheiros de meth serem eles próprios consumidores de drogas e desorientados, frequentemente queimam–se severamente, ficam desfigurados ou morrem, quando as suas preparações explodem. Tais acidentes põem outros em perigo nas casas ou edifícios próximos.
Os laboratórios ilícitos criam muito desperdício tóxico, assim como a produção de cerca de 2,5 kg de metanfetamina produz 2270 kg de desperdício. As pessoas expostas a este desperdício material podem ficar envenenadas e adoecer.