A VERDADE SOBRE AS DROGAS SINTÉTICAS
A Fundação para um Mundo sem Drogas do Japão dissipa as mentiras ao promover as drogas de designer como «inofensivas»

A marijuana sintética é chamada de dappo habu no Japão — «drogas que contornam a lei» — e o seu nome benigno pode ser um fator significante em diminuir a consciencialização do público sobre os seus efeitos prejudiciais. Contudo, de janeiro a maio de 2012, foram relatadas mais de 100 visitas às salas de urgência que estavam relacionadas com drogas sintéticas.

Numa campanha para elevar a consciência pública dos perigos da droga, Nao Mazaki, diretor da filial japonesa da Fundação para um Mundo sem Drogas, calculou primeiro as atitudes para com a droga, principalmente entre os jovens — o alvo primário dos fabricantes da droga sintética.

leia mais >>

COLUNA CONVIDADA
Impulsionar Educação Eficaz numa Forja Principal de Drogas

John Redman é o Diretor Executivo das Alianças da Comunidade para uma Juventude Sem Drogas baseada em San Diego.

A missão das Alianças da Comunidade para uma Juventude Sem Drogas (por sua sigla CADFY, do inglês Community Alliances for Drug-Free Youth) é promover comunidades seguras e sem drogas. Fazemo-lo em apoio da Estratégia de Controlo Nacional de Drogas, que é dirigida pelo Gabinete do Presidente do Controlo Policial Nacional de Drogas.

A nossa abordagem tripla para reduzir a toxicodependência é através de:

  1. interdição — parar o fluxo de drogas através das nossas fronteiras e para as nossas vizinhanças;
  2. tratamento — cura para aquelas pessoas que tinham estado afetadas pela toxicodependência e
  3. prevenção — assegurar que nenhuma criança siga pelo caminho escuro da toxicodependência. «A prevenção através da educação é a mais próxima ao meu coração e, neste aspeto, é um privilégio trabalhar com a Fundação para um Mundo sem Drogas. Os seus materiais são os melhores que jamais vi.

leia mais >>



Chefe da Polícia Elogia
O PROGRAMA DE A VERDADE SOBRE AS DROGAS

Como Chefe de Polícia de Babbitt, Minnesota, e um EMT assim como bombeiro, Chad Loewen tem salvado vidas. Ele é um dos polícias do Departamento de Polícia de Babitt a receberem um louvor capaz de salvar a vida. No seu papel duplo como Chefe e diretor da educação sobre as drogas para o departamento, ele diz que agora salva vidas através do programa A Verdade sobre as Drogas da Fundação para um Mundo Sem Drogas. O seguinte é um excerto de uma carta que ele escreveu à Fundação.

«Mais ninguém compreende o impacto positivo que um programa educativo sólido sobre as drogas do que as forças da lei, mas infelizmente muitos departamentos deparam-se com o despendimento dos seus fundos no combate ao crime relacionado com as drogas em vez de na educação sobre as drogas ou a sua prevenção.

«Uma simples procura na Internet há seis anos levou-me à Fundação para um Mundo sem Drogas. Procurava ver que outros programas de educação sobre as drogas estavam disponíveis e achava que tinha encontrado o jackpot. O que descobri foram as respostas às questões mais frequentemente colocadas pelos meus estudantes. O programa de A Verdade sobre as Drogas providenciou panfletos detalhados sobre as drogas mais comummente consumidas e dá aos professores como eu os materiais precisos para tornarmo-nos os peritos na sala de aula que se espera que sejamos.

leia mais >>

QUANTO AOS NÚMEROS

Website » o site drugfreeworld.org tem mais de 12 milhões de visitantes anuais, tornando-o um dos websites de educação sobre as drogas e de prevenção mais visitados.

Educação nas Escolas de A Verdade sobre as Drogas

Eslováquia Conferências a 120 799 estudantes em 2663 escolas
Venezuela Conferências a 450 000 estudantes em 1346 escolas
Ilha Formosa Conferências a 307 965 estudantes em 921 escolas


FACTOS
Criar Drogas «Legais»

Para compreender o que é a erva sintética e outras drogas sintética, uma pessoa tem que saber o que é uma «droga de design».

Uma droga de design é uma versão sintética de uma droga ilegal. A sua composição química é ligeiramente alterada para evitar a classificação como ilegal. É essencialmente uma experiência por um químico clandestino para criar uma nova droga «legal».

Quando as forças da lei apanham a droga sintética e a banem, os químicos clandestinos criam outra versão alterada que agora escapa a classificação de «ilegal». E assim o ciclo repete-se.



FUNDAÇÃO PARA UM MUNDO SEM DROGAS
Observa o Dia Mundial contra as Drogas

Para o Dia Internacional contra a Toxicodependência e Tráfego Ilícito das Nações Unidas de 2014, no dia 26 de junho, a Fundação para um Mundo Sem Drogas coordenou mais de 200 eventos de consciencialização das drogas, distribuindo os materiais educacionais de A Verdade sobre as Drogas nos 28 países nos seis continentes, e levar a mensagem antidrogas a cerca de 250 000 pessoas.

O evento principal da Fundação foi realizado no Capitol Hill do Congresso dos Estados Unidos, atraindo Membros do Congresso e funcionários da Drug Enforcement Administration (DEA, que em Português significa Força Administrativa de Narcóticos).

Eventos de Mundo Sem Drogas foram também realizados pelo mundo:

» Europa/Médio Oriente
Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido

» África
Algéria, Quénia, Lesotho, África do Sul, Zimbabwe

» Ásia
Japão, Ilha Formosa

» Austrália
Austrália, Nova Zelândia

» América do Norte
Estados Unidos, Canadá, México

» América do Sul
Costa Rica, Venezuela


A EDUCAÇÃO EFICAZ SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo Sem Drogas e ajude a proteger vidas jovens da destruição das drogas. As suas contribuições permitem-nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu generoso apoio ajuda a fornecer aos jovens os factos de que eles precisam para viverem vidas saudáveis e livres de drogas.