A VERDADE SOBRE A VAPORAÇÃO

A vaporização tornou‑se popular, atraindo pessoas que preferem isso devido à sua atração livre de fumo, saborosa e colorida, mas vem com o seu próprio pacote de doenças.

A vaporação é uma alternativa popular de fumar, mas isto não a torna menos perigosa.

A vaporação — a inalação de aerossol através de dispositivos — destina‑se a resolver os problemas antigos, mas está a criar novos. O aerossol contém partículas finas com quantidades variáveis de químicos tóxicos. A ganhar popularidade em 2007, existem agora cigarros eletrónicos de tabaco que se assemelham a cigarros, canetas vape semelhantes a canetas de tinteiro e vaporizadores pessoais avançados chamados: “Vape Mods.”

Há, no entanto, problemas crescentes incluindo ingredientes tóxicos ligados ao cancro, doenças respiratórias e cardíacas, boca seca e tonturas. A falta de cigarro ou do fumo de marijuana dá a impressão falsa de ser mais saudável. Provas mostram que esta falta encoraja menores a vaporizarem e fumarem. De facto, entre os jovens, os cigarros eletrónicos são mais populares do que fumar. O Cirurgião General dos EUA relatou que o uso de cigarros eletrónicos entre os alunos do ensino secundário aumentou 900% e 40% dos jovens a usarem cigarros eletrónicos nunca fumaram o tabaco regular.

A vaporização é usada para a nicotina em vez de cigarros e para THC em vez de marijuana. A nicotina é viciante, eleva a pressão sanguínea e dá picos de adrenalina, aumentando o ritmo cardíaco e a probabilidade dum ataque cardíaco. Muitos cigarros eletrónicos contêm mais nicotina e mais THC do que as suas contrapartes de fumos. THC é o que dá à marijuana a maior parte dos seus efeitos de alteração. Vaporizar THC também traz a inalação de solventes residuais no óleo de canábis e o aumento do consumo devido à facilidade de vaporizar, com praticamente nenhum cheiro.


QUEREMOS realmente SABER DE SI

Os materiais da Verdade sobre as Drogas são usados por organizações e governos em todo o mundo, integrando‑se perfeitamente em muitos campos e usos. Aqui estão apenas alguns exemplos.

PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA E CONDUTORES DA CAROLINA DO SUL

Tenho sido capaz de partilhar A Verdade sobre as Drogas na minha formação de condutor e fez uma diferença com muitos jovens envolvidos em pensar sobre as drogas.

DIRETOR‑GERAL, PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA FAMÍLIA, BAJA CALIFÓRNIA SUR

A aplicação do programa da Verdade sobre as Drogas tem sido de grande utilidade no nosso trabalho diário em escolas primárias. Estamos a trabalhar diligentemente com pré‑adolescentes para que eles sejam informados sobre as consequências de entrar no mundo das drogas. Há agora 30% menos jovens a consumirem pela primeira vez, porque os jovens estão agora conscientes da verdadeira natureza das drogas e estão a decidir não as consumir.

DIRETOR, OASIS — CENTRO PARA O APOIO DE PESSOAS DEPENDENTES, GRÉCIA

Os vossos folhetos foram extraordinários em todos os aspetos. Eles fornecem uma apresentação completa para o leitor sobre cada droga e incluem histórias essenciais daqueles que consumiram as drogas, descrevendo as suas experiências e o efeito nas suas famílias. Os folhetos são estéticos, vívidos e abrangentes. Até mesmo a forma, o tamanho e a qualidade dos folhetos são muito práticos.

CHEFE DA POLÍCIA, POLÍCIA CIVIL DO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Juntámo‑nos em parceria para informar e educar os jovens sobre as drogas para dar à sociedade os meios para prosperar. Unidos, contribuiremos para o lema: “A ferramenta mais eficaz contra as drogas é a educação.”


FACTOS

PARA UM MUNDO SEM DROGAS

Estamos a alcançar as pessoas em todo o globo com a mensagem de viver vidas sem drogas. Aqui estão as estatísticas.

67 871

ENCOMENDAS

dos materiais de A Verdade sobre as Drogas só no último ano

191

PAÍSES

onde os materiais do Mundo sem Drogas são usados

15

MILHÕES

de folhetos de A Verdade sobre as Drogas distribuídos neste ano.

20

MILHÕES

de visitantes num período de um ano no site naoasdrogas.pt

8360

EVENTOS

realizados internacionalmente este ano, para educar o público da verdade sobre as drogas


SALVAR AS VIDAS DOS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.