Os inalantes incluem produtos químicos encontrados em produtos domésticos, tais como aerossóis, produtos de limpeza, colas, tintas, diluentes, removedor de verniz, nitrito de amila 1 e combustível para isqueiros. Eles são aspirados ou inalados (acto de inalar vapores).
Os inalantes afectam o cérebro. Quando as substâncias ou gases são inalados através do nariz ou da boca, podem provocar danos físicos e mentais permanentes. Privam o corpo de oxigénio e forçam o coração a bater de maneira irregular e com maior rapidez. As pessoas que usam inalantes podem perder o sentido do olfacto, sofrer náuseas ou hemorragias nasais e podem desenvolver problemas de fígado, rins e pulmões. O uso contínuo pode conduzir a uma redução da massa, tom e força dos músculos. Os inalantes podem fazer com que a pessoa fique incapaz de caminhar, falar e pensar com normalidade. Grande parte do estrago é causado no tecido cerebral quando os vapores são inalados diretamente pelos seios paranasais.2
Efeitos a curto prazo:
Para além dos mencionados antes, os inalantes podem matar uma pessoa por ataque cardíaco ou asfixia já que os gases inalados substituem o oxigénio nos pulmões e no sistema nervoso central. Alguém sob o efeito dos inalantes pode também reagir subitamente com extrema violência.
Efeitos a Longo Prazo:
Pode levar à debilidade muscular reduzindo o vigor e a força muscular. Pode prejudicar o corpo e o cérebro permanentemente.