10 DIAS PARA DIZER NÃO ÀS DROGAS

A equipa do Mundo sem Drogas Bélgica num tour “10 Dias para Dizer Não às Drogas” em homenagem ao Dia Internacional Contra o Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas.

O DFW Bélgica junta as filiais de 24 países para reconhecer o Dia Internacional Contra o Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas.

Desde 1987, o Dia Internacional Contra o Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas das Nações Unidas foi celebrado a 26 de junho em todo o mundo. O propósito do dia é reforçar a ação e a cooperação para alcançar o objetivo duma sociedade internacional sem o consumo de drogas.

Desse modo, as filiais do Mundo sem Drogas (DFW) de 24 países e 90 cidades vestiram as suas t‑shirts azul‑esverdeadas e as suas sacolas do DFW com folhetos da série de 14 folhetos de A Verdade sobre as Drogas. Eles foram às ruas, praias, parques, jogos de desporto e qualquer outro lugar com massas de pessoas, de modo a chegar às crianças, adolescentes, famílias e toda a gente pelo meio com os factos reais sobre as drogas.

Um exemplo deste alcance foi a equipa do Mundo sem Drogas Bélgica. Eles lançaram um tour “10 Dias para Dizer Não às Drogas” entre 16 a 26 de junho.

O seu primeiro dia começou em Antuérpia, uma cidade no norte da Bélgica. Uma cabina foi colocada no exterior da Estação Ferroviária Central de Antuérpia alcançando mais de 3500 passageiros com os folhetos para continuar com as suas viagens onde quer que vão. Um desses passageiros tinha chegado pelo treino especificamente para arranjar drogas, como foi‑lhe dito que Antuérpia era um lugar fácil para as obter e em vez disso ele voltou para casa com um exemplar do folheto de A Verdade sobre as Drogas na mão e novos planos para viver uma vida limpa.

Eles avançaram para o sul de Molenbeek onde o consumo de drogas está no auge. Consequentemente, eles colocaram os seus stands na estação do metro Étangs Noirs e deram mais de 3300 folhetos aos passageiros e lojas. Aqueles alcançados incluía um professor que não só pegou nos folhetos, mas um Pacote do Educador do Mundo sem Drogas, dando tudo o que um professor precisa para alcançar os seus alunos com a verdade sobre as drogas. Um lojista pediu mais, visto que os folhetos que tinha recebido desapareciam demasiado depressa.

O tour de 10 dias incluiu uma excursão de bicicleta através da cidade de Bruxelas, a capital da Bélgica, onde a equipa visitou mais de 100 lojas que pegaram em maços de folhetos e depois deram aos seus clientes. Os ciclistas também pararam na estação de metro Porte de Namur, na praça Place de la Monnaie e ao longo da rua pedestre Rue Neuve onde milhares de pessoas passam a toda a hora. Uma enfermeira contactada pela equipa do DFW tinha estado a cuidar de pacientes que foram muitas vezes toxicodependente ou até mesmo os traficantes de drogas. Ela pegou imediatamente em folhetos para eles e ficou com o endereço do site para encomendar ainda mais à medida que precisa deles. Outro era tão apoiante do trabalho de equipa, que pegou numa das sacolas cheias de folhetos e começou a distribuir loja a loja.

O tour de 10 dias incluiu uma excursão de bicicleta através da cidade de Bruxelas, a capital da Bélgica, onde a equipa visitou mais de 100 lojas.

No dia seguinte, a equipa progrediu para oeste para a cidade Ostend na costa do Canal da Mancha, onde os restaurantes à beira‑mar e lojistas levaram folhetos. Um café partilhou a sua luta com o consumo comum de canábis na área e as pessoas a tentar “snifar” cocaína ali mesmo no café. Por isso, A Verdade sobre a Cocaína foi distribuída diretamente aos clientes. Alguns lojistas já eram distribuidores de folhetos e pediram para receber um reabastecimento todas as semanas, porque dão‑nos tão depressa.

Noutra cidade Flandres, durante o Festival Kontich Leeft, o Adjunto do Presidente da Câmara para o Desporto realizou uma entrevista na rádio local Zuidrand Kontich. Ele falou em frente do stand do DFW, explicando que eles estavam lá para dar à juventude a verdade sobre as drogas.

No total, mais de 55 000 materiais do Mundo sem Drogas foram distribuídos por toda a Bélgica, com mais de 500 lojas agora com folhetos para os seus clientes. Para além disso a mensagem a outros milhares que saiu através dos meios de comunicação, com um programa de TV e cinco entrevistas de rádio transmitidos.


SALVE VIDAS DE JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.