Rapper Brasileiro Usa a sua Música para Chegar às Crianças com a Verdade Sobre as Drogas
Jorjão Oliveira usa a sua própria experiência com o vício como um exemplo poderoso para se conectar com os jovens e transmitir os perigos das drogas, espalhando a mensagem de uma vida livre de drogas por todo o estado de Mato Grosso.
Criado por uma mãe solteira, Jorjão cresceu na cidade de Cuiabá, Brasil, durante os anos 80 e 90, rodeado de gangues e violência. Embora a sua mãe sempre pusesse comida na mesa, ele lembra‑se de vasculhar o lixo nos bairros mais ricos à procura de brinquedos para ele e para o seu irmão.
Para escapar dessa vida difícil, Jorjão começou a usar marijuana aos 14 anos. Em breve, foi‑lhe apresentada a cocaína. Apesar das tentativas da sua mãe de intervir, ele afundou‑se ainda mais no abuso de substâncias e no tráfico de drogas.
Jorjão começou a sua carreira musical no gangsta rap, escrevendo letras que refletiam a sua vida nas ruas e glorificavam o crime. A sua ascensão à fama atraiu a atenção da polícia, levando à sua prisão em 2003 por tráfico de droga e roubo. A prisão só piorou a sua situação — foi lá que ficou viciado em crack.
Depois de cumprir a sua pena, Jorjão entrou num centro de reabilitação, o que lhe salvou a vida. Lá, Jorjão transformou as suas canções de rap em mensagens positivas, ilustrando como as drogas e o crime não são a forma de resolver os problemas da vida. Ele começou a visitar escolas para partilhar a sua história e ajudar as crianças a tomar a decisão de viverem livres de drogas, usando as suas canções de rap e a sua própria experiência de vida.
“A minha meta de vida é alcançar o maior número de pessoas possível e, ao fazê‑lo, reduzir o número de pessoas que entram no mundo do abuso de drogas.”
Em 2018, Jorjão fez uma parceria com a Fundação para um Mundo Sem Drogas. Ele incorporou o programa A Verdade Sobre as Drogas nos seus seminários de prevenção de drogas, onde atua com as suas canções de rap, dizendo aos jovens para se manterem afastados do caminho das drogas.
“Os materiais deram um impulso às nossas ações e estou muito grato à Fundação para um Mundo Sem Drogas pelo apoio”, diz Jorjão. “A minha meta de vida é alcançar o maior número de pessoas possível e, ao fazê‑lo, reduzir o número de pessoas que entram no mundo do abuso de drogas. Hoje, continuo a viver o sonho que as drogas me roubaram pela primeira vez — cantar os meus raps, produzir os meus vídeos e, o mais importante de tudo, aumentar a consciencialização nas escolas, que são a base da sociedade.” Siga a jornada completa de Jorjão no seu episódio de TV em PT.Scientology.TV/JOliveira.
FACTOS
DROGAS EM NÚMEROS
Quais são os factos concretos do abuso de drogas por todo o mundo? Aqui estão os números:
292
MILHÕES
de pessoas usam drogas
por todo o mundo.
228
MILHÕES
de pessoas usam canábis em todo o mundo, sendo esta a droga mais usada.
3,2
MILHÕES
de pessoas morreram no último ano devido ao consumo de álcool e drogas.
3708
TONELADAS
de cocaína foram produzidas no último ano registado (2023).
50
POR CENTO
dos americanos com 12 anos ou mais usaram drogas ilícitas pelo menos uma vez.
SALVE VIDAS JOVENS
Apoie a Fundação para um Mundo Sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.