ENSINAR OS 1,3 MIL MILHÕES DE PESSOAS DA ÍNDIA A VIVER SEM DROGAS

Vasu Yajnik‑Setia (à direita) e os membros das suas 31 filiais ensinam a verdade sobre as drogas à Índia por todos os 19 estados, como aqui na Feira de Orientação Profissional Sikh.

O Mundo sem Drogas Índia, que começou em 2016, cresceu rapidamente para uma rede de 31 grupos pelos 19 estados indianos, tudo com o propósito de educar a juventude da Índia a viverem vidas sem drogas.

“Há muita marijuana. É uma coisa cultural, faz parte dum festival muito popular chamado o Festival das Cores”, disse a Vasu Yajnik‑Setia, Diretora Executiva do Mundo sem Drogas Índia. O festival, também conhecido como Holi, é um dia celebrado na Índia ao cobrir os seus amigos, família e até mesmo estranhos com pó de cor. Também inclui frequentemente o consumo de “bhang”, uma preparação de canábis comestível. Como a planta preferida de Shiva, o Deus da Destruição dos índios, por isso não é surpreendente que a marijuana seja uma força dominante no tráfico de drogas ilícitas na Índia.

Para contrariar isto, Vasu formou o seu primeiro grupo do Mundo sem Drogas em Nova Deli nos finais de 2016. Eles rapidamente chegaram às ruas. “Identificamos Raahgiri [uma iniciativa dos cidadãos para recuperar as suas ruas] como uma boa plataforma para começar a disseminação”, diz ela.

Além da distribuição na rua, Vasu também criou uma equipa de conferencistas que visitam escolas e grupos a entregar seminários do DFW, incluindo a alunos desprivilegiados na Fundação Sunaayy e na Escola Pública Rao Ram Singh, que tem o lema: “conhecimento, serviço, caridade.” Também há as Feiras de Orientação Profissional Sikh semestrais onde os alunos e professores recebem os materiais e assinam promessas de livre de drogas. “Porque o primeiro encontro duma criança com as drogas pode ocorrer em qualquer idade, a solução é chegar a ela antes que os traficantes o façam”, disse Vasu. Mas num país de 1,3 mil milhões de pessoas, um grupo não é o suficiente.

“Percebi logo que para realizar o meu sonho de levar o DFW a todos da Índia, precisava de ir para além das linhas existentes de operações. Comecei a recrutar qualquer pessoa”, disse a Vasu. A sua filial cresceu para seis grupos na área de Deli — a capital da Índia com cerca de 18.9 milhões de habitantes. Isto incluiu a equipa Dwarka na África do oeste de Deli que treinou 250 cadetes da polícia com A Verdade sobre as Drogas e depois entregaram a outros.

Não demorou muito antes de isto expandir com grupos a surgir em todos os cantos da Índia, do estado da Telangana no sul, ao grupo no estado Gujarat na costa oeste da Índia e a norte na “Cidade Azul” de Jodhpur no estado Rajasthan, onde o líder do grupo trabalha no Bureau de Controlo de Narcóticos da Índia.

Como Vasu declarou: “O meu objetivo é ter uma Índia sem drogas” e agora, com 31 grupos em 19 estados, que já educaram 125 000 pessoas nos primeiros 14 meses da filial, ela preparou o terreno para alcançar isso.


Está a salvar vidas por meio de ensinar a Verdade sobre as Drogas? Fale‑nos sobre isso.

AGIR
Ensinar a Verdade sobre as Drogas?

Aprecia ler histórias da implementação do programa de prevenção e educação de drogas por todo o mundo? Já alguma vez se perguntou se a sua própria história poderia ser contada?

O Mundo sem Drogas é uma rede global de professores, agentes da autoridade, especialistas na prevenção de drogas, pais e voluntários todos interligados pelo uso dos materiais de A Verdade sobre as Drogas e um propósito comum para guiar as pessoas em direção a uma vida sem drogas. Como está a ler isto, já faz parte da equipa.

Se usou com sucesso os materiais ou currículo de A Verdade sobre as Drogas e quer partilhar os seus desafios e sucessos com os outros, nós gostaríamos de ouvir isso. A sua história tem o potencial de ser apresentada num boletim informativo posterior.

Por favor, envie a sua história e fotografias. A sua experiência pode inspirar outras pessoas a juntarem-se a nós para ensinar a verdade sobre as drogas em todo o mundo.

Estamos à espera de ouvir de si!


SALVE VIDAS DE JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.