Entre aqueles que usaram drogas ilícitas pela primeira vez em 2007, a marijuana e os analgésicos prescritos eram os mais populares — cada um usado por quase o mesmo número de americanos na idade dos 12 anos em diante. Aumentou em 12% o uso de analgésicos sem orientação médica.
Um em 10 estudantes da Escola Secundária nos EUA admite ter abusado de analgésicos prescritos.
O uso inadequado de analgésicos representa 3/4 do problema total do abuso de drogas prescritas. Nos EUA o analgésico hidrocodeina é o produto farmacêutico mais controlado que é comummente usado diversa e abusivamente.
A Metadona, uma vez foi usada nos centros de tratamento de vícios e agora é usado pelos médicos como um analgésico, foi apontada como causa de 785 mortes num único estado, Florida, em 2007.
O abuso de medicamentos prescritos também está a escalar entre os americanos com mais idade, especialmente envolvendo ansiolíticos, tais como Xanax e analgésicos como o OxyContin.
No Reino Unido, dezenas de milhares de pessoas são consideradas dependentes de analgésicos como Solpadeína e Neurofen Plus.
Os médicos e terapeutas de reabilitação relatam que o abuso de analgésicos prescritos é um dos tratamentos de vícios mais difíceis.