Os analgésicos prescritos são drogas poderosas que interferem com a transmissão de sinais eléctricos do sistema nervoso que percebemos como dor. A maioria dos analgésicos também estimulam partes do cérebro associadas ao prazer. Por isso, além de bloquearem a dor, produzem uma “noia”.
A prescrição de analgésicos mais poderosos são chamados ópioides, que são como ópio1.composto. Eles são criados para reagir no sistema nervoso da mesma forma que as drogas que derivam da papoila do ópio, como por exemplo a heroína. Os analgésicos de opiáceos geralmente mais abusados incluem Oxicodona, hydrocodona, meperidina, hidromorfina e propoxyfene.
A Oxicodona tem o grande potencial para ter um uso abusivo e o maior perigo. É tão poderoso como heroína e afecta o sistema nervoso da mesma forma. A Oxicodeína é vendida com vários nomes de marca: Percodan, Endodan, Roxiphin, Percocet, Endocet, Roxlcet e Oxycontin. Vem em forma de comprimidos.
A hidrocodeina é usada em combinação com outros químicos e está disponível em medicamentos prescritos para a dor em comprimidos, cápsulas ou xaropes. Os nomes de marca são Anexsia, Dicodil, Hycoda, Hycomine, Lorcet, Lortab, Norco, Tusslonex e Vicodin. As vendas e produção destas drogas têm aumentado significativamente nos anos recentes, como se conclui.
A meperidina (nome de marca: Demerol) e hidromorfina (Dilaudid) vem em comprimidos e propoxifeno (Darvon) em cápsulas, mas todos os três têm sido conhecidos por serem esmagados e injectados, inalados ou fumados. Darvon, banido do Reino Unido desde 2005, está entre as dez principais drogas relatadas em mortes por abuso de drogas nos EUA Dilaudid, considerado oito vezes mais potente que a morfina, é geralmente chamado nas ruas de “heroína de farmácia”.