Drogas Sintéticas

SAIS DE BANHO: UMA CURTA HISTÓRIA

As drogas conhecidas como Sais de Banho foram sintetizadas (criadas artificialmente) pela primeira vez na França, entre 1928 e 1929. Algumas foram pesquisadas originalmente para potencial uso médico, mas a maior parte das drogas criadas não foram bem-sucedidas devido aos severos efeitos secundários, incluindo dependência. O abuso destas drogas começou na antiga União Soviética, durante os anos 30 e 40, onde foram usadas como antidepressivos. Também conhecidas como «Cat» e «Jeff», ganharam popularidade nos EUA, durante os anos 1990.

Entre 2004 e 2008, estas drogas foram usadas em Israel até que o ingrediente principal foi tornado ilegal. Em 2007, tinham ganho mais popularidade entre os toxicómanos quando começaram a aparecer na internet, em fóruns sobre droga.

Comprimidos «Ecstasy», analisados na Holanda em 2009, revelaram que mais de metade dos comprimidos não continham a droga primária com a qual o Ecstasy está associado, mas continham drogas encontradas nos Sais de Banho.10

Em 2012, duas das drogas essenciais usadas em Sais de Banho foram tornadas ilegais nos EUA.11 No entanto, químicos clandestinos criaram depois, novas variedades com fórmulas ligeiramente diferentes — e promoveram-nas abertamente como Sais de Banho, ou empacotaram-nas como «Limpador de Vidros» ou outros nomes.

Sais de Banho: Uma Breve História