Jovem Ativista Educa a Região Indiana Sobre as Drogas
A estudante Taniya Begum, de 11 anos, não é como as outras crianças. Apesar da sua idade, ela decidiu levar a sério a consciencialização sobre as drogas e alcançar a sua meta: “Certificar-me de que os jovens, os meus colegas — a futura geração do meu país — conhecem os factos reais sobre as drogas, para que possam escolher afastar-se delas e para garantir que o meu país prospere e que os jovens tenham um futuro brilhante como resultado desta mudança.”
Taniya ouviu falar de drogas pela primeira vez através da televisão e perguntou ao seu pai o que eram. Ela testemunhou os efeitos do álcool e dos cigarros na televisão e nas ruas onde vive em Telangana, no sul da Índia. Os exemplos incluíam violência, entorpecimento, acidentes de automóvel, crimes e até mesmo homicídios.
Ela juntou-se ao seu pai, um ativista de prevenção de drogas e taxista na cidade de Hyderabad, em eventos de caridade de sensibilização para as drogas. As suas ações de prevenção foram divulgadas nas redes sociais e ela foi nomeada Embaixadora Júnior da Fundação para um Mundo Sem Drogas Índia.
Ao perceber os riscos e as repercussões da exposição dos jovens às drogas, ela agiu. Com a ajuda do diretor da sua escola e dos seus colegas, ela impediu que uma loja de vinho e cerveja abrisse em frente à sua escola.
Ela envolveu pessoas de todas as idades para apoiarem a sua campanha. Distribuíram milhares de folhetos A Verdade Sobre as Drogas a condutores de tuk-tuk e de táxi, participantes em corridas de beneficência, estudantes universitários e crianças desfavorecidas da sua cidade em eventos públicos e comunitários de todos os tipos. Taniya divulgou os factos frios e duros sobre as drogas à comunidade em geral.
O seu trabalho árduo não passou despercebido. Recebeu vários prémios pelas suas ações e foi reconhecida por um comissário da polícia e pelo ministro da educação do estado.
Fala em fóruns sobre drogas e é porta-voz da polícia. Também recebeu o prémio do 4.º lugar de Herói de Hyderabad do Times of India, que foi transmitido na televisão.
Taniya planeia continuar a divulgar a consciencialização sobre as drogas na sua região natal. “Estou muito clara quanto ao meu objetivo final”, diz ela. “Expulsar as drogas do Estado de Telangana. Até lá, continuarei a lutar.”
Não importa a idade que tem, o que as pessoas lhe dizem ou de onde é, você também pode começar uma filial do Mundo Sem Drogas na sua área e fazer a diferença.