A FUNDAÇÃO PARA UM MUNDO SEM DROGAS ENCORAJA OS GOVERNOS A TOMAR UMA POSIÇÃO QUANTO À EDUCAÇÃO SOBRE AS DROGAS

LOS ANGELES, EUA
25 de junho de 2022

Para comemorar o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas a 26 de junho, a Fundação para Um Mundo sem Drogas realizou uma conferência internacional online intitulada: “A Verdade sobre as Drogas — Preventiva. Informativa. Factual. A Apoiar os Jovens para Fazer Escolhas Saudáveis.”

A Fundação reuniu peritos na prevenção de drogas que falaram sobre porque é que a educação sobre as drogas é tão importante para o futuro dos nossos filhos e fez um apelo à ação aos governos da Terra. Centenas de professores, pais e líderes comunitários de 30 países participaram.

A Fundação para Um Mundo sem Drogas realiza um workshop de Treino de Treinadores em Los Angeles.
A Fundação para Um Mundo sem Drogas realiza um workshop de Treino de Treinadores em Los Angeles.
 

No decorrer dos anos, o consumo de drogas entre os jovens piorou: nos Estados Unidos, o consumo de drogas por alunos do oitavo ano aumentou 61% entre 2016 e 2020, enquanto um em cada oito adolescentes relatou ter consumido substâncias ilícitas no último ano.

Para aumentar drasticamente a educação sobre as drogas, a Fundação para Um Mundo sem Drogas publicou um documento que contém um apelo à ação para criar um mundo sem toxicodependência. Esse documento baseia‑se na “Convenção sobre os Direitos da Criança”, publicada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989, cujo artigo 33 diz:

“Os Estados Partes adotam todas as medidas adequadas, incluindo medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas para proteger as crianças contra o consumo ilícito de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas, tais como definidos nas convenções internacionais aplicáveis, e para prevenir a utilização de crianças na produção e no tráfico ilícito de tais substâncias.”

Este apelo à ação apela a órgãos governamentais e educadores de todo o mundo para que reafirmem o seu compromisso coletivo para com o poder das iniciativas de prevenção baseadas em evidências. E esse documento encoraja indivíduos e grupos a trabalharem com a Fundação para Um Mundo sem Drogas e organizações afins de boa vontade para desenvolver, adotar e aplicar currículos eficazes de professores e estudantes para implementar uma educação sobre as drogas de alta qualidade e factual nas nossas escolas e comunidades como parte integrante de qualquer estratégia eficaz de prevenção de drogas.

A Fundação para Um Mundo sem Drogas treina agentes da Agência de Combate às Drogas nas Filipinas com o programa da Verdade sobre as Drogas.
A Fundação para Um Mundo sem Drogas treina agentes da Agência de Combate às Drogas nas Filipinas com o programa da Verdade sobre as Drogas.
 

Para personificar esse apelo à ação, os oradores, todos eles peritos na educação sobre as drogas, abordaram a necessidade vital de prevenção e compartilharam a sua experiência pessoal. O Dr. Greg Londot, especialista de educação internacional de Phoenix, Arizona, partilhou o seu uso do Pacote Educativo A Verdade sobre as Drogas e histórias comoventes; Shane Varcoe, diretor executivo do Instituto Dalgarno — uma coligação comunitária e de crescente interesse público, focada em problemas de álcool e outras drogas e o seu impacto na nossa sociedade — falou sobre os seus projetos de educação sobre o álcool e as drogas na Austrália; e John Redman, diretor executivo de Community Alliances for a Drug‑Free Youth (Alianças Comunitárias para uma Juventude sem Drogas) em San Diego — que defende com veemência os materiais educacionais da Verdade sobre as Drogas da Fundação — enfatizou a importância de trabalhar em conjunto para nos unirmos contra a epidemia das drogas.

Para concluir o evento online, a Diretora Executiva da Fundação para Um Mundo sem Drogas, Jessica Hochman, disse: “Todos queremos ver estas mudanças a ocorrerem por todo o lado e estamos a garantir o nosso apoio e ajuda incondicional para que isso aconteça.”