DAR A VERDADE SOBRE AS DROGAS AOS JOVENS DA ITÁLIA

ITÁLIA
31 de maio de 2022

A Fundação para um Mundo sem Drogas Itália entrega os dados verdadeiros sobre os efeitos nocivos das drogas aos estudantes de Como e áreas vizinhas.

Um estudo publicado em novembro de 2021 na revista The Lancet descobriu que: “Na última década, o consumo, as taxas de tratamento e os níveis de eficácia da canábis aumentaram na Europa, destacando grandes preocupações sobre o impacto na saúde pública com o consumo de canábis.”

Os voluntários do Mundo sem Drogas e agentes da polícia trabalham lado a lado para educar os jovens sobre os efeitos nocivos das drogas.
Os voluntários do Mundo sem Drogas e agentes da polícia trabalham lado a lado para educar os jovens sobre os efeitos nocivos das drogas.
 

Na Itália, de acordo com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, um em cada cinco jovens consumiu canábis em 2019. Isso significa mais de 2 milhões de jovens.

A Fundação para um Mundo sem Drogas Itália não está disposta a deixar o consumo de drogas ficar fora de controlo. Os voluntários estão a levar os materiais da Verdade sobre as Drogas às suas comunidades. Eles querem particularmente alcançar a geração mais jovem da Itália.

Desde o início deste ano, os voluntários têm estado a entregar seminários de prevenção de drogas em escolas, em alguns casos acompanhados por agentes da polícia e funcionários locais.

Um voluntário do Mundo sem Drogas fala com os estudantes durante uma conferência de prevenção de drogas.

“Família, escola — eles têm de transmitir esta mensagem sobre o efeito prejudicial do consumo de narcóticos”, disse um oficial da polícia após uma das conferências de prevenção de drogas da Fundação. “Obviamente, as instituições como a nossa abordam as crianças para as levar a compreender exatamente porque é que temos de nos manter afastados das drogas. Estas são más e consumi‑las, ou negociá‑las, ou traficá‑las é uma atividade ilegal que não só deve ser controlada, mas também prevenida.”

Os voluntários do Mundo sem Drogas alcançam com a sua mensagem. E os estudantes respondem. “A maior parte das vezes, as pessoas ‘refugiam‑se’ nestas drogas para desabafarem ou se protegerem”, disse um estudante. “Eles deveriam proteger‑se em vez de se destruírem”, disse outro.

Nas escolas primárias, as crianças desenharam imagens para agradecer aos voluntários por terem vindo partilhar esta informação. As crianças estavam agradecidas pelo que aprenderam e podem agora tomar decisões informadas sobre as drogas e o seu futuro.