COMO UM VENEZUELANO DETERMINADO FAZ O CONSUMO DE DROGAS REDUZIR 40%

O Mario Chirinos distribui os folhetos A Verdade sobre as Drogas numa escola primária venezuelana antes de entregar um dos seus seminários antidrogas agora lendários. A campanha da Verdade sobre as Drogas alcançou alguns 450 mil alunos da Venezuela.

Apesar de ter educado alguns 4000 soldados, 135 mil pessoal de empresas e 450 mil alunos na Venezuela, o Mario Chirinos irá dizer‑lhe que está apenas a começar.

Em 1997, o Mario Chirinos ficou a saber que os seus dois primos trabalhavam para um grande cartel de drogas na Venezuela. Mas antes de ele poder fazer alguma coisa, eles tinham sido vítimas das guerras dos narcóticos.

Nessa altura, ele decidiu mudar o seu país. Mas foi só dez anos mais tarde que ele descobriu como: a Campanha da Verdade sobre as Drogas.

Chirinos começou imediatamente a distribuir os folhetos A Verdade sobre as Drogas em bairros de elevada criminalidade. Ele então entregou seminários em escolas por toda a sua cidade natal de Maracaibo, fazendo parceria com e treinando 643 professores da Universidade Dr. Rafael Belloso Chacín.

A seguir, o Chirinos envolveu‑se na comunidade religiosa, treinando mais de 50 grupos Católicos, Adventistas, Batistas e outros na entrega do programa de A Verdade sobre as Drogas. Eles, por sua vez, entregaram o programa a cerca de 20 mil venezuelanos. “Eles telefonam todas as semanas a pedirem mais materiais. Eles carregam a Bíblia sob o seu braço direito e o folheto A Verdade sobre as Drogas sob o esquerdo”, disse o Chirinos.

Não demorou muito até o Chirinos ser convidado para abordar um batalhão militar de 500 soldados em Maracaibo, onde ele descobriu que em 10 soldados, 7 consumiram marijuana, cocaína e outras drogas. Consequentemente, ele entregou palestras a mais de 4000 soldados da Guarda Nacional, Exército e Força Aérea da Venezuela.

A seguir, o Chirinos voltou‑se para o sector privado e educou mais de 135 mil executivos e pessoal das empresas de Venezuela. 29 destas empresas doaram a seguir 2 milhões de dólares para patrocinar mais educação das drogas pela Venezuela.

Ele não precisava de se perguntar se estava a fazer uma diferença — a prova estava nas estatísticas: uma queda de 40% no consumo de drogas nas escolas onde ele tinha levado o programa, um feito que foi oficialmente reconhecido pelo Gabinete Nacional Antidroga da Venezuela.

E no reconhecimento culminante da sua campanha até à data, o Chirinos foi nomeado um conselheiro da lei das drogas da Assembleia Legislativa do Estado de Zulia. Pouco tempo depois, a assembleia legislativa reviu o programa e aprovou a proposta de Chirino para ensinar a Verdade sobre as Drogas em escolas por todo o estado todas as semanas. O Governo Nacional da Venezuela seguiu o exemplo ao passar uma lei que mandatou a educação das drogas em todas as escolas do país.

Embora esteja orgulhoso de quão longe chegou, o Chirinos ainda não está satisfeito. A sua meta é alcançar um quarto da população da Venezuela — 7,5 milhões de cidadãos.

“A nossa missão acabou de começar”, diz ele.



AGIR
Maneiras de acabar com a Toxicodependência e Também Obter um Trabalho de Saída

A equipa de basquetebol Phenoms promove um mundo sem drogas dentro e fora do campo.

Quando se considera que quase mil milhões internacionalmente sintonizaram‑se ao Campeonato do Mundo de 2014, obtém uma ideia do poder do desporto para chegar às massas. Não é surpresa, portanto, as filiais da Verdade sobre as Drogas por todo o mundo estão a entrar nos jogos.

Como a equipa da Verdade sobre as Drogas Milão, Itália que organizou torneios de futebol “Diga Não às Drogas” em que a polícia e os membros do conselho municipal argumentam para a vitória.

Ou há um Campeão Mundial de bicicletas BMX na Alemanha que entrega palestras de A Verdade sobre as Drogas aos jovens nos ginásios antes de começar uma série de truques de bicicleta.

Depois há a equipa de basquetebol da África do Sul conhecida como os Phenoms, que mostrava uma insígnia do Mundo sem Drogas enquanto pontuava cestos e encorajava os fãs a viverem vidas sem drogas.

E assim continua em todo o mundo, onde os desportos de todos os tipos tornaram‑se uma via eficaz para alcançar a juventude com A Verdade sobre as Drogas.



PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.