TOXICODEPENDÊNCIA A DROGAS PRESCRITAS: UM PROBLEMA GRAVE

Crédito fotográfico: Stockexpert

O uso recreativo de drogas prescritas é um problema grave entre adolescentes e jovens adultos. Estudos nacionais mostram que um adolescente tem maior probabilidade de consumir uma droga prescrita do que uma droga ilícita.

Muitos adolescentes acham que as drogas prescritas são seguras porque foram prescritas por um médico. Mas o uso não–medicinal para ficar “eufórico” ou “automedicar–se” pode ser tão perigoso e viciante como as drogas ilícitas.

Existem riscos muito graves ao se consumir drogas prescritas. Esta é a razão pela qual são usadas apenas mediante os cuidados de um médico. E mesmo assim, elas devem ser cuidadosamente controladas para evitar dependência e outros problemas.

Muitos comprimidos parecem iguais. É extremamente perigoso tomar um comprimido sobre o qual você não tem certeza do que é, ou que não foi prescrito para si. As pessoas podem também ter diferentes reações às drogas devido às diferenças da química corporal de cada um. Uma droga que é correta para uma pessoa pode ser muito arriscada, até mesmo fatal, para outra.

As drogas prescritas são seguras apenas para indivíduos que de facto tem as prescrições para eles e mais ninguém.