O QUE É UMA DROGA SINTÉTICA?

As drogas sintéticas são criadas usando químicos criados pelo homem em vez de ingredientes naturais.

Algumas drogas sintéticas que andam no mercado, incluindo Ecstasy, LSD e metanfetaminas, estão descritas noutros folhetos na série A Verdade sobre as Drogas. Este folheto dá os factos sobre a «erva sintética» (Especiaria ou K2), «estimulantes sintéticos» (Sais de Banho) e uma droga conhecida como «N-bomb». Estas estão entre as drogas sintéticas conhecidas como «drogas de design».

DROGAS DE DESIGNER — UMA EXPERIÊNCIA ARRISCADA

Para compreender o que é a erva sintética e Sais de Banho, e como apareceram, primeiro têm de saber o que é uma «droga de design». Uma droga de design é uma versão sintética (feita quimicamente) de uma droga ilegal que foi ligeiramente alterada para evitar que seja classificada como ilegal. É essencialmente uma experiência por um químico que a fez para criar uma nova droga que pode ser vendida legalmente (na internet ou em lojas), permitindo que os traficantes façam dinheiro sem ir contra a lei. Como a aplicação da lei se adapta e alcança novos produtos químicos que são criados deste modo e os torna ilegais, os fabricantes elaboram versões alteradas para contornar a lei. E o ciclo repete-se.

Algumas destas drogas são vendidas na internet ou em certas lojas (como «misturas de fumar à base de plantas»), enquanto outras estão disfarçadas como produtos etiquetados com «impróprio para consumo humano» (tal como «incenso de ervas», «Fertilizantes de planta» ou «Sais de banho») para mascarar o seu propósito e evitar regras de saúde e segurança.

Devido ao crescimento constante de químicos que estão a ser desenvolvidos, os consumidores de drogas de design não têm maneira de saber o que as drogas que tomam contêm. Adicionalmente, como uma pequenamodificação feita a uma droga conhecida pode resultar — e frequentemente acontece — numa nova droga com efeitos muito diferentes, os consumidores não podem prever o impacto na saúde devido às substâncias que experienciam.

Nos EUA, foram identificadas entre 200 a 300 novas drogas de design de 2009 a 2014, sendo a maior parte delas manufaturadas na China.1 Mais de 650 novas drogas designer entraram na Europa durante os últimos dez anos. Algumas contêm químicos que ainda não foram completamente identificados e cujos efeitos, no corpo humano e na mente, são desconhecidos.2